30 maio, 2011

Eduardo Galeano, no Acampamento dos Indignados, em Barcelona.



"Hay otro mundo en la barriga de este mundo"

"Los intelectuales me rompen las bolas, aquellos que divorcian la cabeza del cuerpo"

"Cuándo la razón se divorcia del corazón te convido para el Temblor"

"Yo no quiero ser una cabeza que rueda por los caminos"

"La razón genera monstrous"

"Esa fusión contradictoria entre lo que siente y lo que se piensa"

"La cabeza que piensa solita es muy peligrosa".


29 maio, 2011


A Ciranda das Mulheres Sábias é um livro pequeno de 123 páginas, escrito por Clarissa Pinkola Estés, a mesma autora de Mulheres que Correm com os Lobos (1992). Trata da temática do feminino, da força crescente da mulher madura e do poder curativo que isso tudo pode ter em sua vida.  É importante ressaltar que o termo curativo aqui não se resume ao que o senso comum considera como ficar curado de alguma doença. Curar, aqui, se relaciona com a sabedoria diante das dificuldades da vida, seja nas relações familiares, de amizade ou de trabalho.
Além disso, o livro nos lembra da capacidade que uma mulher sábia pode ter de, através do seu exemplo de vida, fazer com que outras pessoas possam viver de verdade, aproximando-se cada vez mais de sua essência e da concretização dos seus projetos de vida.
“Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem.” 

22 maio, 2011


A Razão e a Paixão

E a sacerdotisa adiantou-se novamente e disse: "Fala-nos da razão e da paixão". E ele respondeu, dizendo: Vossa alma é freqüentemente um campo de batalha onde vossa razão e vosso juízo combatem vossa paixão e vosso apetite. Pudesse eu ser o pacificador de vossa alma, transformando a discórdia e a rivalidade entre vossos elementos em união e harmonia. Mas como poderei fazê-lo, a menos que vós mesmos sejais também pacificadores, mais ainda, enamorados de todos os vossos elementos?

Vossa razão e vossa paixão são o leme e as velas de vossa alma navegante. Se vossas velas ou vosso leme se quebram, só podereis derivar ou permanecer imóveis no meio do mar. Pois a razão, reinando sozinha, restringe todo impulso; e a paixão, deixada a si, é um fogo que arde até sua própria destruição.

Que vossa alma eleve, portanto, vossa razão à altura de vossa paixão, para que ela possa cantar, E que dirija vossa paixão a par com vossa razão, para que ela possa viver numa ressurreição cotidiana e, como a fênix, renascer das próprias cinzas.

Gostaria que tratásseis vosso juízo e vosso apetite como trataríeis dois hóspedes amados em vossa casa. Certamente não honraríeis um hóspede mais do que o outro; pois quem procura tratar melhor um dos dois, perde o amor e a confiança de ambos.

Entre as colinas, quando vos sentardes à sombra fresca dos álamos brancos, compartilhando a paz e a serenidade dos campos e dos prados distantes, então que vosso coração diga em silêncio: "Deus repousa na razão". E quando bramir a tempestade, e o vento poderoso sacudir a floresta, e o trovão e o relâmpago proclamarem a majestade do céu, então que vosso coração diga com temor e respeito: "Deus age na paixão". E já que sois um sopro na esfera de Deus e uma folha na floresta de Deus, vós também devereis descansar na razão e agir na paixão.

Gibran Khalil Gibran

Gastar-se no tempo
diluir-se no vento
evolar-se no sonho
deixando - haverá quem o colha?
um resíduo... 
Memória. 
Levarei por onde ande 
uma inquietação, mais nada
impulso vital que extingo
dentro de um pouco de lama. 
Tal que o vento que baila, 
fazendo seu corpo efêmero
com a poeira das estradas...


(Menotti Del Picchia)

06 maio, 2011

Quando a criatividade salva

O garoto Aidan Reed, americano de apenas 5 anos, pagou seu próprio tratamento de câncer vendendo desenhos de sua autoria pela internet. As imagens feitas artesanalmente trazem monstros, palhaços e alienígenas.

Aidan foi diagnosticado com leucemia em setembro do ano passado e os médicos disseram que ele tinha 90% de chance de cura. Com isso, iniciou-se o tratamento de quimioterapia. Devido ao alto custo da terapia, seus pais colocaram a casa da família à venda. Foi aí que sua tia, Mandi Ostein, decidiu transformar o hobby de Aidan em um negócio lucrativo para arcar com os custos hospitalares.

Ostein contou com a ajuda da organização Survivors Club, e a remessa inicial de 60 desenhos foi pequena para demanda. Com o sucesso de suas obras, Aidan transformou sua casa em escritório de impressão e envio de desenhos.




Cerca de US$ 30 mil foram arrecadados, montante suficiente para pagar o tratamento. A família ficou perplexa com a ajuda, vinda inclusive de outros países. "É absolutamente inacreditável. Nós somos moradores de uma cidadezinha do Meio Oeste americano. Este tipo de coisa não acontece com a gente", disse Ostein.

(Isabella Infantine- MTV Online)